Governador entrega mais 74 ambulâncias à população do interior baiano
Os moradores da zona rural e da sede de mais 74 municípios baianos já dispõem de novas ambulâncias, entregues pelo governador Jaques Wagner, nesta segunda-feira (9), no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, região onde oito municípios estão sendo beneficiados. De acordo com o governador, a entrega faz parte do lote de 300 ambulâncias, que representam investimento de R$ 19 milhões obtidos por meio de emenda parlamentar. Ele afirmou que Vitória da Conquista está se tornando um polo cada vez mais importante para o desenvolvimento baiano.
“Aqui na região nós temos o Aeroporto de Vitória da Conquista, que já foi licitado e vamos começar as obras em breve. Fizemos ainda o saneamento da cidade, vamos fazer a barragem do Rio Catolé para garantir segurança hídrica, e a chegada e a expansão de universidades públicas vão puxando instituições privadas”, ressaltou Jaques Wagner.
Fortalecimento da atenção básica - O secretário estadual da Saúde, Washington Couto, disse que as ambulâncias fazem parte do trabalho de fortalecimento da atenção básica. “Estamos ainda com 56 ambulâncias UTI terrestres, do Samu 192 [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que atendem mais de 80% da população baiana. São também mais 1.600 médicos viabilizados pelo programa Mais Médicos e pelo Programa de Valorização da Atenção Básica. Isso equivale a dizer que mais de cinco milhões de baianos passam a ter médicos de segunda a sexta-feira”.
Segundo a diretora da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Karoline Rebouças, 400 mil pessoas estão sendo beneficiadas nos oito municípios da região de Vitória da Conquista que vão receber os veículos equipados. “A ambulância é fundamental porque pode salvar uma vida. Os pacientes de municípios pequenos, sem recursos nem unidades hospitalares, vão ser estabilizados, colocados nestas ambulâncias e trazidos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, que atende cerca de 200 pessoas por dia”.